Em 2022, teremos uma data atípica no fim do ano: a Copa do Mundo. Realizada costumeiramente nos meses de junho e julho, desta vez ela ocorrerá em novembro e dezembro, trazendo boas oportunidades para o comércio. E se olharmos as outras datas deste período, teremos Copa do Mundo, Black Friday e Natal, tudo isso em apenas dois meses!
Sem dúvida alguma, o último trimestre deste ano promete. E para que você não perca esta grande oportunidade, vamos detalhar neste artigo um pouco sobre cada uma dessas datas. Assim, você poderá se programar melhor, entender quais produtos ou serviços podem ser oferecidos em cada período e preparar a sua loja virtual para turbinar as vendas.
Portanto, continue a leitura e saiba como aproveitar o melhor da Copa do Mundo, Black Friday e Natal em seu comércio eletrônico! E nada de deixar para fazer tudo de última hora, certo?!
Copa do Mundo, Black Friday e Natal e as oportunidades para o comércio
Tradicionalmente, o último trimestre do ano já é um período bastante movimentado para o varejo brasileiro. Isso porque, além da Black Friday e do Natal — que ocorrem nos meses de novembro e dezembro, respectivamente —, temos em outubro o Dia das Crianças e o Halloween. Por isso, trata-se de uma época que enche os olhos dos lojistas, e não é para menos.
Em 2022, como destacamos no começo deste texto, teremos também a Copa do Mundo de futebol no Qatar, que terá início em novembro e só terminará em dezembro. Inclusive, a final da Copa será no dia 18 de dezembro, uma semana antes do Natal, outra data importantíssima para o varejo nacional.
Portanto, mais do que nunca, os donos de lojas virtuais precisam de um planejamento muito bem elaborado para não perder vendas no fim do ano. Conhecer bem o seu público e entender o que pode ser disponibilizado para ele, em cada uma dessas datas, será fundamental para ter sucesso.
Assim, você poderá estruturar melhor o atendimento da sua loja, alimentar bem o estoque e se preparar de maneira eficiente para o aumento da demanda. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas importantes datas do fim do ano, que têm tudo para movimentar bastante o comércio brasileiro.
Copa do Mundo
A Copa do Mundo é a grande novidade do período, conforme já destacamos. Neste ano, o evento será realizado no Qatar e terá início no dia 20 de novembro. Já a final, está marcada para 28 dias depois, em 18 de dezembro. A mudança de data da Copa do Mundo em 2022 se deu para evitar o forte calor de junho e julho no Oriente Médio, o que inviabilizaria a realização do evento.
Mudando o foco para o comércio, é fundamental aproveitar a ocasião. Como todos sabem, os brasileiros são fanáticos por futebol, e até quem não gosta muito acaba entrando no clima. Afinal, grande parte das pessoas se reúnem, fazem churrascos e se mobilizam para torcer para a nossa seleção.
Por isso, são vários os segmentos que podem se beneficiar com um aumento de demanda. Os e-commerces de moda, por exemplo, ganham destaque pela procura de roupas verdes e amarelas, além de outros modelos. Para quem trabalha com maquiagem, o período também é atrativo, pois as pessoas querem se produzir mais e ficar a caráter para torcer pela seleção.
Outros exemplos são os segmentos de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, que também bombam em épocas de Copa do Mundo. Isso porque muita gente quer assistir aos jogos em uma TV maior e mais bonita, com um rack novo, ou em um painel com mais destaque. Além disso, nada melhor do que acompanhar depois os lances em um celular mais moderno e com a tela maior, não é mesmo?
Esses foram apenas alguns exemplos. Existem muitos outros segmentos que podem aproveitar a Copa do Mundo e aumentar suas vendas de forma considerável.
Black Friday
Outra data que costuma fazer a diferença para os lojistas é a Black Friday. Considerada uma das principais (se não a principal) data do varejo nacional, em 2022 ela ocorrerá no dia 25 de novembro — um dia depois da estreia do Brasil na Copa do Mundo (24/11). Mas calma, com bastante planejamento e organização, é possível enfrentar esse período com tranquilidade e o que é melhor: com muitas vendas.
Dessa forma, é fundamental conferir o seu estoque e entender se pode ou não haver a necessidade de reposição de mercadorias. Converse com seus fornecedores de forma antecipada e deixe tudo preparado para que sua loja virtual não perca clientes nesses dias.
Além disso, sabemos que, por mais que os picos de vendas ocorram no dia da Black Friday, e nas datas que a antecedem, existem muitos clientes que compram de forma antecipada, pegando praticamente todo o mês de novembro. Portanto, a organização do seu e-commerce deve compreender períodos maiores do que apenas o dia 25, com produtos em estoque e equipe preparada para o atendimento.
Natal
Por último temos o Natal, outra grande ocasião que agita bastante o comércio brasileiro. Celebrado tradicionalmente no dia 25/12, a data costuma movimentar as compras durante todo o mês de dezembro. É importante lembrar que, nesse mês, as pessoas normalmente recebem o décimo terceiro salário, antecipando bem os pedidos de presentes.
No entanto, temos outro pico bem próximo à data, entre os dias 23 e 25 de dezembro. São as famosas compras de última hora, em que os comerciantes precisam estar preparados e com estoque para atender a demanda. Por isso, por mais que você já tenha feito boas vendas na Copa do Mundo e na Black Friday, é importante aproveitar o Natal e fechar o ano com chave de ouro.
Planejamento pode ser o diferencial
Com todos esses grandes eventos acontecendo bem próximos um do outro, e até se entrelaçando, fazer um bom planejamento pode ser o diferencial para sua loja ter bons resultados. Não adianta querer vender muito em todas essas datas, se você não traçar, de forma organizada e antecipada, estratégias eficientes e que contemplem todos esses eventos.
Portanto, comece a trabalhar desde já, conversando com sua equipe de funcionários, fornecedores e todas as pessoas envolvidas no seu e-commerce. Lembre-se de conferir como está o seu site, personalize-o com os temas dessas datas e chame a atenção do seu cliente. Além disso, tenha a certeza de contar com uma logística de entrega eficiente e que cumpra os prazos, pois essa etapa é essencial para fidelizar os seus consumidores.
E então, viu só como a Copa do Mundo, Black Friday e Natal são excelentes oportunidades para vender muito no fim do ano? Se você se planejar de forma estratégica e contar com os melhores recursos em seu e-commerce, pode ter certeza de que será um período com ótimos resultados e faturamento garantido em sua loja virtual. E para que tudo isso dê certo, conte com a JN2 para te auxiliar!
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