No concorrido mercado de e-commerce, sai na frente quem consegue oferecer importantes diferenciais para os consumidores. Nesse sentido, contar com uma loja virtual que otimize todo o trabalho diário e disponibilize uma experiência inesquecível de compras para os clientes é fundamental. Dessa forma, a plataforma Magento surge como uma excelente opção para atingir esses objetivos.
E por que ela é capaz de oferecer todas essas vantagens para os comerciantes? A resposta para essa pergunta pode ser dada por meio de inúmeras possibilidades encontradas na plataforma, a começar por ser desenvolvida com a tecnologia open source (código aberto). Com isso, os lojistas podem personalizar seus e-commerces de acordo com suas necessidades, o que é excelente para qualquer negócio.
Mas vamos falar mais sobre tudo isso no decorrer deste texto. Além de elencar os motivos pelos quais se deve contar com a plataforma Magento em sua loja virtual, vamos detalhar também a evolução dessa tecnologia ao longo dos anos, bem como a sua importância em nível mundial.
Portanto, continue a leitura e entenda como fazer a diferença em seu e-commerce!
A evolução da plataforma Magento no mercado de e-commerce
O Magento é uma plataforma de e-commerce desenvolvida com a tecnologia open source, conforme mencionamos na introdução deste texto. Isso quer dizer que profissionais podem acessar o código-fonte e fazer as adaptações necessárias às peculiaridades de cada negócio. Assim, é possível a criação de lojas virtuais mais flexíveis e escaláveis.
Sobre a sua evolução ao longo do tempo, a plataforma Magento teve sua primeira versão desenvolvida em 2008, na época com o nome de Magento Community. Entre as diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia, os recursos de personalização da plataforma já se destacavam e chamavam a atenção dos comerciantes.
Alguns anos depois, foi preciso inovar e adaptar a tecnologia a novos processos e exigências do mercado de e-commerce. Dessa maneira, em 2015, surgiu a segunda versão da plataforma, o Magento 2, com ainda mais recursos e funcionalidades, capazes de otimizar bastante a rotina dos lojistas.
Em 2018, a Adobe adquiriu a plataforma e conseguiu ampliar de forma considerável seus negócios ao redor do mundo. Mais recentemente, no ano passado, a Adobe anunciou o novo Adobe Commerce — que uniu o Magento (versão enterprise) e o Adobe Commerce Cloud. Assim, a plataforma segue se desenvolvendo e se expandindo, fazendo do Magento a tecnologia preferida pela maior parte das lojas virtuais de todo o mundo.
Plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo
Só para destacarmos um pouco mais a força e a qualidade do Magento, é preciso lembrar que estamos falando da plataforma de e-commerce mais popular do mundo. Para termos uma ideia, uma em cada quatro lojas virtuais do planeta contam com o Magento em seus negócios.
Até o ano de 2020, segundo o site E-commerce Brasil, 30% das lojas virtuais da América Latina trabalhavam com a plataforma Magento. Portanto, é cada vez maior o número de lojistas que entendem os diferenciais dessa tecnologia nos negócios e passam a utilizá-la.
Além disso, grandes marcas do mundo todo também usufruem das vantagens do Magento em suas empresas. É o caso da RaiaDrogasil, Nestlé, Obramax, Banco do Brasil, Havan, entre diversas outras. Mas se você é um pequeno ou médio lojista, saiba que também é possível contar com o Magento em seus negócios, uma vez que a plataforma, como já destacamos, é customizável e atende às especificidades de cada empresa, seja qual for seu tamanho.
Por que usar a plataforma Magento em seu negócio
Agora que já vimos um pouco da história e da importância da plataforma Magento, vamos
elencar os principais motivos pelos quais se deve contar com essa tecnologia no e-commerce. Nos próximos tópicos, você vai conferir grandes diferenciais que o Magento possibilita para uma loja virtual, possibilitando o aumento das vendas e um trabalho muito mais eficiente.
Personalização de e-commerces
Tem coisa pior do que trabalhar em uma plataforma engessada, que não nos permite fazer quase nada e que, além disso, se parece com muitas outras lojas por aí? De fato, é uma péssima situação, que limita a atuação do lojista e reduz o alcance do seu negócio. Nesse cenário, o Magento entra como a solução ideal para e-commerces, já que seu código aberto permite personalizar lojas virtuais de acordo com o que o comerciante necessita.
Isso é fundamental não só para promover uma ótima experiência de compra para os clientes, mas também para reforçar a identidade da sua marca com o público. Afinal, um e-commerce desenvolvido de acordo com as peculiaridades do seu segmento, e da sua loja, tem muito mais chances de entrar na mente dos consumidores e ser lembrado depois.
Painel administrativo simples e intuitivo
Sabemos que o trabalho diário em um e-commerce não é tarefa simples, considerando as inúmeras atividades que precisam ser feitas, não é mesmo? No entanto, essa etapa em sua loja virtual pode ser bastante facilitada por meio de um painel administrativo com interface simples, fácil e muito intuitiva. É exatamente o que você encontra na plataforma Magento!
Com a interface de administração de uma loja Magento, você ainda economiza um tempo precioso de trabalho, já que encontrará tudo de maneira mais rápida e fácil, sem ter que ser um especialista para mexer nas funcionalidades. Outro diferencial importante é que diversas atividades podem ser feitas diretamente pelo seu celular, tablet ou notebook, otimizando ainda mais o seu trabalho.
Você pode até não perceber, mas, por meio de uma plataforma com esses recursos, é possível reduzir bastante seu tempo de trabalho e focar em outros pontos estratégicos do negócio. Afinal, tempo é dinheiro, certo?
Alta performance no carregamento de páginas
Mais uma vez, vamos falar sobre a experiência do cliente. Isso porque trata-se de um ponto cada vez mais valorizado pelos clientes, que privilegiam os e-commerces que oferecem uma navegação satisfatória em seus sites. Dessa maneira, ter um bom desempenho no carregamento das páginas de sua loja é “obrigação” para ter consumidores satisfeitos e comprando do seu negócio.
Com a plataforma Magento, você tem excelente performance no funcionamento da sua loja online, com altas velocidades de carregamento. Assim, além de deixar seus clientes felizes em comprar de seu e-commerce, você também garante que o site da sua loja fique bem posicionado em mecanismos de buscas da Internet, como o Google.
Isso acontece porque os buscadores privilegiam sites que investem na boa experiência do consumidor — como é o caso de quem usa o Magento —, colocando-os nos primeiros lugares das buscas. Sem dúvida alguma, uma excelente estratégia para qualquer negócio.
Diversas possibilidades de integração
Uma boa plataforma de e-commerce precisa oferecer inúmeras possibilidades de integração, para que o funcionamento da loja seja o mais eficiente possível. O Magento, além de disponibilizar várias integrações de forma nativa, também permite que outras tantas sejam implementadas, potencializando ainda mais o seu e-commerce.
Você pode, por exemplo, fazer importantes integrações com meios de pagamento, oferecendo mais opções para os clientes; integrar sua plataforma com gateways logísticos, otimizando suas entregas; integrar com marketplaces; entre várias outras possibilidades. Dessa forma, sua loja se torna mais completa e capaz de atender melhor os consumidores, resultando em maiores vendas.
Melhorias contínuas relacionadas a SEO
As estratégias de SEO são fundamentais para que uma loja virtual apareça mais para o seu público, de maneira orgânica, levando em conta o seu posicionamento nos buscadores. Quanto mais otimizado para SEO um e-commerce for, maiores as chances de ele aparecer nos primeiros lugares nas pesquisas e, assim, receber mais cliques. Com o Magento, esse trabalho se torna mais fácil e prático.
Isso porque a plataforma Magento é totalmente otimizada para SEO, oferecendo recursos como URLs amigáveis, análise de página, regras de template, prevenção para conteúdos duplicados, relatórios de SEO, entre várias outras ferramentas. Com todas essas funcionalidades à sua disposição, seu e-commerce tem tudo para se manter bem posicionado e chegar a um número cada vez maior de consumidores.
Customização de páginas, incluindo o checkout
As possibilidades de customização de uma loja Magento são várias, conforme já destacamos. E, sem dúvida alguma, uma das principais diz respeito ao checkout da sua loja, que é uma etapa crucial para que o cliente conclua a compra. Contudo, trata-se de uma grande dor de cabeça para os lojistas, que perdem muitos consumidores justamente por oferecerem uma página ruim para a efetivação do pedido.
O que os comerciantes precisam entender é que o checkout deve ser uma etapa rápida, fácil e sem burocracias. Trabalhando com o Magento, você pode customizar essa página, eliminando procedimentos engessados, formulários longos e tudo o que interfere negativamente numa jornada de compra. Assim, seus números (e suas vendas) vão melhorar bastante, pode ter certeza!
Viu só como é extremamente vantajoso contar com a plataforma Magento em seu e-commerce? Você só precisa dar o primeiro passo, encontrar uma empresa séria, que desenvolva essa plataforma para sua loja virtual, e transformar o seu negócio! Falando nisso, você já sabe tudo o que a JN2 pode fazer por seu e-commerce?
Atuando há mais de 16 anos no mercado, a JN2 oferece diferentes soluções para lojas virtuais. Além de criar a sua plataforma Magento, também oferecemos suporte técnico amplo, customização de e-commerces, desenvolvimento de softwares e aplicativos, entre diversos outros serviços.
Venha conhecer mais sobre a JN2 e tudo o que podemos fazer por seu negócio! Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e se diferencie no mercado de e-commerce!