Para ter sucesso no comércio eletrônico, não basta apenas ter bons produtos e oferecer preços competitivos. Se você quer chamar atenção do público, é necessário se dedicar a outros pontos de um e-commerce, como a aparência do seu site. Nesse sentido, a funcionalidade Visual Merchandiser, presente na plataforma Adobe Commerce, é um excelente recurso para impactar os consumidores.

Mas como isso acontece na prática? Quando você pretende comprar algum produto em uma loja física, a forma como os itens são expostos na vitrine fazem muita diferença, certo? Afinal, as pessoas dificilmente sentem vontade de entrar em uma loja, para comprar algo, caso as mercadorias estejam todas bagunçadas e mal dispostas.

No mundo do e-commerce, funciona da mesma maneira. Quando os consumidores acessam um site e veem os produtos sendo apresentados de maneira confusa, com descrições imprecisas, a tendência é que eles abandonem imediatamente a página e busquem outro local para comprar. Por isso, o visual faz toda a diferença a favor do negócio.

E é aí que o Visual Merchandiser entra como um grande aliado dos e-commerces. Neste artigo, vamos falar mais sobre isso, mostrando algumas vantagens incríveis dessa importante ferramenta da plataforma Adobe Commerce. Continue a leitura e entenda melhor como ter um grande diferencial a favor do seu e-commerce.

O que é o Visual Merchandiser?

Para deixar ainda mais claro o conceito de Visual Merchandiser, trata-se de um recurso da plataforma Adobe Commerce que possibilita a exibição de maneira organizada e personalizada dos produtos em uma página de e-commerce. No comércio físico, conforme mencionamos na introdução deste texto, conseguimos perceber essa prática claramente nas vitrines e na forma como os produtos são mostrados. 

Além disso, outros fatores também são usados para impactar os consumidores, como uma boa música tocada ao fundo, o cheiro da loja, entre outros atrativos. Tudo isso influencia na decisão do público em querer ou não entrar no estabelecimento, sendo que os lojistas dão grande importância para essa estratégia.

Já no comércio eletrônico, o mesmo não acontece. Poucos donos de e-commerce priorizam o visual dos seus sites, colocando fotos de baixa qualidade, descrições confusas, cores que não tem a ver com o negócio etc.. Isso certamente afasta o consumidor do seu e-commerce, o impedindo de conhecer melhor seus produtos e serviços, mesmo que eles sejam de boa qualidade.

O Visual Merchandiser, da plataforma Adobe Commerce, é uma funcionalidade que permite ao lojista impactar de forma positiva o seu público. Por meio desse recurso, você pode assumir o controle total da vitrine do seu e-commerce, fazendo adaptações importantes e de acordo com as preferências dos seus clientes. Dessa forma, seus consumidores sentirão mais vontade de permanecer no site e conhecer melhor seus produtos.

Quais os benefícios do Visual Merchandiser e da plataforma Adobe Commerce?

Para que você entenda melhor como é possível atrair mais compradores ao seu e-commerce e, com isso, aumentar seu faturamento, destacamos algumas importantes vantagens dessa ferramenta. Confira a seguir como seu negócio pode sair ganhando com a plataforma de e-commerce Adobe Commerce e o Visual Merchandiser! 

1 – Promove maior engajamento e tempo de permanência no site

Por meio de uma vitrine virtual atrativa e que exibe com excelência os produtos do seu e-commerce, os consumidores tendem a passar mais tempo navegando em suas páginas. Com isso, as chances de eles se interessarem por algum item, e efetivarem a compra, só aumentam, uma vez que o visual estará convidativo para essa finalidade.

Portanto, é possível usar esse recurso para “prender” os consumidores em seu site, oferecendo cada vez mais motivos para eles se encantarem e comprarem de você. Muitos donos de e-commerce erram ao investir pesado em tráfego pago, mas se esquecem do site. Assim, o e-commerce até consegue muitos acessos, mas com pouquíssimas vendas já que as páginas não terão grandes atrativos que incentivem à compra.

Com o Visual Merchandiser, você pode mudar esse cenário e obter ótimas conversões em seu e-commerce. E tudo isso podendo oferecer aos clientes um excelente diferencial em seu negócio, considerando que a maioria dos lojistas não se preocupa com essa área tão importante do site de vendas.

2 – Melhora a experiência do usuário

A experiência de compra do consumidor online é um fator que precisa ser muito bem analisado pelos comerciantes. Isso porque, cada vez mais, as pessoas estão valorizando as marcas que não só oferecem bons produtos, mas que também proporcionam boas maneiras de adquirir esses itens.

Afinal, de nada adianta uma mercadoria com preço bom, de qualidade, mas que exige um esforço enorme para que o cliente possa comprá-la. Por isso, com a plataforma Adobe Commerce e o Visual Merchandiser, você aperfeiçoa a experiência do usuário, oferecendo a ele ótimos motivos para navegar em seu site e comprar seus produtos.

3 – Permite ao lojista reorganizar as mercadorias exibidas, conforme a sua necessidade

Outro grande benefício trazido por essa ferramenta é a flexibilidade para organizar e reorganizar as mercadorias exibidas. Você pode facilmente arrastar e soltar os produtos em uma página específica, dando mais evidência a determinados itens, conforme a sua necessidade. Além disso, é possível trabalhar em listas, caso seja a preferência do lojista.

Com o Visual Merchandiser, você pode também criar categorias de maneira rápida, intuitiva e bastante organizada. Um ponto positivo dessa tarefa é que tudo pode ser feito de forma ágil e promovendo uma economia de tempo absurda para o seu negócio. Você consegue manusear e organizar os produtos, analisando como ficará a exibição para os clientes (com o mesmo visual que o consumidor terá ao navegar em seu site).

4 – Possibilita o destaque para categorias específicas de produtos

Quem é comerciante sabe da importância das datas comemorativas para o varejo brasileiro, não é mesmo? Neste último trimestre de 2022, por exemplo, teremos oportunidades incríveis como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal. Nessas ocasiões, nada melhor do que dar destaque aos produtos que você quer, de forma rápida e fácil, não é mesmo?

E é aí que o Visual Merchandiser entra mais uma vez como a ferramenta perfeita para turbinar suas vendas. Isso porque essa funcionalidade permite o destaque para categorias específicas de produtos, levando em conta a data em questão, os itens mais vendidos, entre diversas outras possibilidades.

Além disso, esse recurso permite também outras ações rápidas e fundamentais para a boa experiência do cliente, combinando diferentes regras lógicas. Por exemplo, é possível configurar a exibição de maneira que os novos produtos sejam sempre mostrados no topo de uma categoria, enquanto produtos fora de estoque apareçam na parte inferior.

5 – Incentiva a fidelização dos clientes

Talvez você já tenha ouvido falar que fidelizar consumidores custa bem menos do que conquistar novos, certo? Isso é a mais pura realidade do comércio, sendo fundamental investir em ações de fidelização de clientes. Por meio do Visual Merchandiser, além das várias vantagens proporcionadas aos lojistas, há grandes possibilidades de os consumidores serem fidelizados e voltarem a comprar de você.

Isso porque o excelente visual, e a boa navegabilidade, que os usuários terão em uma plataforma Adobe Commerce tendem a impactar positivamente esses consumidores. E isso é um ponto importantíssimo para fazer com que um cliente fique satisfeito e retorne para futuras compras.

Além disso, esses mesmos consumidores fidelizados podem trazer ainda mais frutos para o seu negócio, com indicações do seu e-commerce para outras pessoas. Assim, você ganha duas vezes mais, ao ter um cliente fiel que sempre compra da sua empresa, além de um bom embaixador da sua marca. Interessante, não?

6 – Promove melhor ranqueamento em mecanismos de buscas, como o Google

Em um dos tópicos anteriores deste texto, falamos da importância de os consumidores passarem um tempo navegando em seu site. Além do benefício de terem mais chances de efetuarem uma compra, devido ao período de permanência, existe outra excelente vantagem dessa prática, que é o ranqueamento em mecanismos de buscas, como no Google.

Quando as pessoas acessam um site e passam muito tempo ali, o Google entende que aquele conteúdo está sendo relevante para o público. Como “bonificação” por isso, ele posiciona bem as páginas que conseguem despertar o interesse dos usuários, apresentando-as logo nos primeiros resultados das buscas.

Com o Visual Merchandiser, o SEO do seu site também é potencializado, fazendo com que seu e-commerce apareça para um número cada vez maior de potenciais clientes.

Viu só como o Visual Merchandiser é um recurso fundamental para um e-commerce de sucesso? Presente na plataforma Adobe Commerce, essa funcionalidade tem tudo para diferenciar o seu negócio e fazer suas vendas bombarem. E sabia que você pode contar com tudo isso de maneira rápida e fácil, com a ajuda da JN2 E-commerce?

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