Homem segurando tablet, com a imagem de um carrinho de compras

Que as redes sociais, principalmente o Instagram, são excelentes plataformas para comercializar produtos, isso talvez você já saiba. No entanto, uma situação que acontece bastante é o lojista não enxergar as grandes possibilidades que existem no mundo digital, ficando restrito às redes sociais. Um bom exemplo são os comerciantes que se esquecem que podem vender além do Instagram e, com isso, aumentar o faturamento do negócio.

Mas como isso é possível? A resposta está na criação de uma loja virtual, onde será possível ampliar o alcance dos produtos, chegar a mais consumidores e profissionalizar o trabalho realizado. Além disso, você não precisa deixar de vender no Instagram para comercializar suas mercadorias em uma loja virtual. Isso porque é perfeitamente possível fazer as duas coisas e muitas outras, as quais vamos destacar neste artigo.

Para mostrar o quanto você pode ganhar criando um e-commerce para vender além do Instagram, vamos trazer neste texto sete vantagens incríveis dessa estratégia. Assim, será possível entender melhor os ganhos que uma loja virtual traz para as vendas online, o ótimo custo-benefício envolvido e a excelência do trabalho executado. 

Confira!

A importância dos canais de venda online para o seu negócio

O comércio digital é hoje uma realidade no varejo brasileiro. Cada vez mais, os consumidores estão optando por comprar produtos pela Internet. E isso foi constatado em uma recente pesquisa da NZN Intelligence, que teve como objetivo entender as preferências do público em relação a compras em lojas físicas ou online. De acordo com o estudo, 64% dos consumidores deixaram evidente a preferência pelo comércio eletrônico.

Por isso, os lojistas que vendem no meio digital estão conseguindo aumentar seu faturamento, beneficiados por essa mudança de comportamento do público em relação à preferência de compra. Contudo, criar uma loja virtual e investir em diferentes canais de venda é fator essencial para ter êxito nesse mercado.

Isso porque não basta apenas expor seus produtos em uma rede social, como o Instagram, e restringir suas vendas à esse canal. Essa prática pode até dar certo no início mas, com o tempo, seu público vai querer mais do seu negócio, sem contar que ele também pode ser atraído por um concorrente que ofereça mais estrutura e melhores condições de compra.

Quando você cria uma loja virtual, seus consumidores passam a ter uma visão diferente dos seus produtos, que tendem a transmitir mais confiança e credibilidade. Além disso, você continuará a vender no Instagram de forma integrada com a sua loja, bem como em outros importantes canais, como nos marketplaces. Sem dúvida alguma, seu negócio terá maior alcance e organização nos processos, resultando em um amplo crescimento nas vendas.

Benefícios em criar uma loja virtual e vender além do Instagram

Para facilitar o seu entendimento sobre criar uma loja virtual e vender além do Instagram, vamos direto ao ponto. A seguir, confira sete benefícios que você terá ao abrir um e-commerce e trabalhar de forma integrada com as redes sociais e outros canais de vendas online!

1 – Eliminação de tarefas repetitivas e demoradas

Uma das grandes reclamações de lojistas que vendem somente pelo Instagram, diz respeito ao tempo gasto para responder directs e outras mensagens. Como essa é uma das poucas maneiras de os usuários tirarem suas dúvidas sobre os produtos, de fato é preciso investir longos períodos para a tarefa. Contudo, criando uma loja virtual, tudo pode ser diferente!

Isso porque, com um e-commerce, você terá muito mais espaço para postar fotos, vídeos e descrever os produtos. Sua loja contará com uma página exclusiva falando sobre as formas de pagamento oferecidas uma das maiores dúvidas dos usuários —, além da possibilidade de automatizar etapas do atendimento, com os chatbots. 

Assim, você economizará um tempo valioso em seu dia a dia, podendo se dedicar a outros pontos do negócio que exigem maior dedicação de sua parte.

2 – Facilidade para gerenciar o negócio

Se você pensa que gerenciar uma loja virtual é algo muito complexo, pode ficar despreocupado. Existem boas plataformas de e-commerce no mercado que tornam esse processo bem mais fácil e descomplicado, otimizando bastante o trabalho dos lojistas e de suas equipes.

Dessa maneira, você consegue administrar de maneira eficiente a sua loja e o que é melhor: conectada às redes sociais, para que não seja necessário deixar de vender em um canal tão importante quanto o Instagram. Como já destacamos, é fundamental contar com diferentes plataformas para comercializar seus produtos, e quanto mais fácil for a gestão desse processo, melhor para seu negócio.

3 – Inúmeras possibilidades de integração, para potencializar suas vendas

Uma boa plataforma de loja virtual possibilita ao seu negócio a integração com diversos recursos e funcionalidades. Além de integrar sua loja com as redes sociais, e vender de forma conectada ao Instagram, por exemplo, é possível também a integração com os melhores marketplaces do mercado Amazon, Magalu, Americanas, Mercado Livre, entre outros. 

Outras importantes integrações também podem ser feitas em uma loja virtual, capazes de otimizar bastante o trabalho diário. É o caso da conexão com bons ERPs, ferramentas de marketing digital, CRMs e muito mais. Tudo vai depender das necessidades de cada lojista e os objetivos traçados, mas é importante deixarmos claro as inúmeras possibilidades de integração que um e-commerce oferece.

4 – Oferta de variadas formas de pagamento e entrega

A venda feita somente pelo Instagram pode impor algumas barreiras que impedem o seu negócio de crescer; por exemplo, as formas de pagamento oferecidas. Quando se tem uma loja virtual, há diversos meios de pagamento que podem ser disponibilizados para os clientes, de maneira que isso não seja um obstáculo para a conversão.

Já no Instagram, sabemos que não é oferecida a mesma variedade de formas de pagamento, não é mesmo? Isso pode fazer com que seu potencial cliente abandone a sua página de produtos e compre de um concorrente que ofereça o que ele precisa.

No caso das entregas dos produtos, acontece o mesmo. Com uma loja virtual, é possível promover integrações com os principais gateways logísticos do mercado, conectando seu e-commerce às melhores transportadoras do Brasil. Isso vai garantir ao seu negócio ótimas condições de negociação para o valor do frete e diversas formas de entrega.

5 – Exposição dos produtos de maneira mais atraente e profissional

No comércio eletrônico, o visual conta bastante, não é mesmo? Como não se pode ver ou tocar os produtos pessoalmente, sai na frente o lojista que consegue oferecer imagens e vídeos mais próximos da realidade. E isso só é possível quando se conta com uma loja virtual própria, que oferece muito mais opções do que as redes sociais.

Por exemplo, na página de cada mercadoria, além de fotos e vídeos daquele item, você pode fazer descrições dos produtos de maneira personalizada e que convença o consumidor da compra. 

E tudo isso sem falar na possibilidade de decorar o site com banners promocionais e temáticos, de acordo com as datas comemorativas do ano. Trata-se de uma excelente estratégia para deixar seu negócio mais atrativo e despertar a atenção do seu público.

6 – Aumento do alcance dos seus produtos

Outra grande vantagem de se ter um e-commerce é, evidentemente, o maior alcance dos seus produtos. Quando você vende somente pelo Instagram, suas mercadorias ou serviços ficam restritos àquela rede, não chegando a outros consumidores que compram nas mais diversas plataformas online existentes.

Por isso, um dos grandes benefícios de criar uma loja virtual é atingir um público bem maior do que você conta hoje. E não precisamos nem falar que essa prática, certamente, resultará em um aumento considerável nas suas vendas, certo? Além disso, existem as integrações que podem ser feitas em uma loja online, conforme ressaltamos, e que potencializam ainda mais o seu negócio.

7 – Profissionalização do negócio

Precisamos destacar o quanto é importante um negócio se profissionalizar, ter organização nos processos e um visual mais atrativo. Isso tudo é fundamental para gerar nos consumidores a confiança que tanto buscam para a decisão da compra. Com uma loja virtual, esse objetivo fica mais fácil de ser alcançado.

Vendendo apenas pelo Instagram, você até consegue ter alguma organização e credibilidade, mas é preciso ir além. Ter um site, com a possibilidade de descrever melhor os produtos e exibi-los por meio de fotos e vídeos de qualidade, colocará suas vendas em outro patamar. 

Portanto, criar uma loja virtual é uma excelente maneira de profissionalizar o seu negócio e agregar valor à sua marca.

Conseguiu entender as vantagens de criar uma loja virtual e vender além do Instagram? É essencial que você saiba, também, que a escolha da plataforma do seu e-commerce é determinante para o sucesso das suas estratégias. Por isso, conte com a JN2 para te auxiliar nesse processo!

Nossa empresa trabalha, há mais de 16 anos, oferecendo as melhores soluções para lojas virtuais. Com a JN2, você tem à disposição um time de profissionais eficientes que, além de criarem a sua loja virtual, podem te dar todo o suporte necessário para vender nos mais diferentes canais digitais. 

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