Arranjo de compras da Black Friday em um carrinho de compras

Não tem jeito: quando se fala em Black Friday, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a palavra desconto. E não é para menos, afinal o intuito da data é exatamente oferecer produtos e serviços a um preço mais baixo do que o habitual. Mas o que muitos lojistas não entendem é que é necessário cuidar de vários outros pontos na loja virtual, que vão além dos descontos na Black Friday.

Por exemplo: o estoque da loja, o funcionamento do site, as entregas, entre vários outros fatores que também influenciam bastante na decisão de compra dos clientes e, claro, na reputação da sua marca. Por isso, os donos de e-commerce devem se atentar a essas questões e preparar suas lojas de maneira completa e eficiente para a grande data do varejo.

Se você não sabe bem como fazer isso, ou precisa de uma ajudinha, fique tranquilo! Neste texto, vamos destacar o que é preciso para preparar sua loja virtual além dos descontos na Black Friday, com dicas valiosas sobre o assunto. Assim, será possível cuidar de tudo para que seu negócio esteja pronto e, de fato, realize muitas vendas em novembro! Confira!

Black Friday e sua importância para o faturamento das lojas

A Black Friday é uma data bastante esperada pelos lojistas, por todas as possibilidades que oferece. Em se tratando de vendas online, o otimismo é ainda maior, principalmente se levarmos em conta o faturamento do e-commerce nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 potencializou as vendas das lojas virtuais, já que o consumidor teve de aprender a comprar pela Internet.

Mas não é só isso. Tradicionalmente, a Black Friday costuma “salvar o ano” dos comerciantes, e em 2022 não deve ser diferente. Inclusive, pudemos perceber isso por meio de uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil; nesse estudo, a grande data do varejo foi considerada importante no faturamento anual de 60% dos pequenos e médios empreendedores digitais.

Ainda sobre a pesquisa, 63% dos lojistas estão animados com a Black Friday deste ano, e quase metade dos comerciantes entrevistados esperam um aumento no faturamento de 30% em novembro, em comparação a outubro. E se levarmos em conta que, em 2022, teremos ainda a Copa do Mundo no mesmo período da Black Friday, de fato podemos ficar bem otimistas.

Mas para que os bons resultados venham, é necessário trabalhar muito e de maneira planejada! E como já sabemos que apenas conceder descontos não é garantia de vendas, é preciso se atentar a pontos importantes que podem afetar o seu e-commerce durante a jornada de compra dos clientes.

O que fazer para ir além dos descontos na Black Friday

Então, que tal irmos além dos descontos na Black Friday e elencarmos alguns fatores fundamentais para o sucesso de suas vendas? Além disso, as práticas que destacaremos a seguir podem conquistar o seu consumidor e torná-lo fiel à sua marca, algo bastante valioso — ainda mais nos últimos tempos. Acompanhe!

Seja eficiente e coerente em suas campanhas de divulgação

Sem dúvida alguma, as campanhas de comunicação e marketing de uma marca são essenciais para trazer vendas. Contudo, se não forem coerentes e bem alinhadas com o time comercial, podem prejudicar bastante a imagem do e-commerce. Inclusive, na Black Friday do ano passado, muitos consumidores se queixaram de “propagandas enganosas” realizadas por lojas virtuais.

Por exemplo, tivemos vários casos em que as lojas prometiam um determinado prazo de entrega das mercadorias, mas na realidade os produtos demoravam bem mais para chegar à casa dos clientes. Em diversas situações, os e-commerces nem faziam isso por má-fé ou por querer levar algum tipo de vantagem; o que faltou mesmo foi alinhar a comunicação e o discurso entre os times de marketing e vendas.

Portanto, lembre-se de cuidar bem desses pontos em sua loja virtual, divulgando atrativos para o público comprar de você e, mais importante, cumprindo-os. Faça reuniões entre as equipes e não fique com a imagem prejudicada nesta Black Friday.

Organize o estoque da sua loja virtual

De nada adianta oferecer descontos incríveis para seus consumidores, mas contar com um estoque insuficiente para suprir a demanda, não é mesmo? Infelizmente, isso costuma acontecer com vários comerciantes despreparados, sobretudo em datas comemorativas, que perdem importantes vendas por estarem com o estoque vazio.

E tão grave quanto perder boas oportunidades de vendas, é sair com a imagem manchada. Afinal, esse potencial cliente que iria comprar de você, dificilmente voltará a acessar sua loja, por causa da experiência ruim que teve anteriormente. Por isso, organize seu estoque desde já, converse com seus fornecedores, entenda os produtos que devem ter maior saída e cuide para que não faltem mercadorias durante a Black Friday.

Prepare sua equipe de atendimento

O atendimento ao cliente, além de ser algo fundamental para gerar mais conversões para seu e-commerce, é também fator determinante para fidelizar os consumidores. Cada vez mais, as pessoas estão valorizando a forma como são atendidas, tendo essa prática uma importância até maior do que os preços dos produtos. 

E em períodos como a Black Friday, em que o volume de consumidores interessados em suas mercadorias cresce de forma considerável, é necessário uma equipe de atendimento bastante estruturada para dar conta da demanda, não é mesmo? Então, comece desde já a preparar o seu time de atendimento para fazer a diferença nesta data.

Se for o caso, avalie a contratação de profissionais temporários, para dar conta de todo o serviço. Lembre-se que um cliente bem atendido tem grandes chances de voltar a comprar de você, certo?!

Conte com boas transportadoras para sua logística de entrega

Quando se faz uma compra online, a etapa mais aguardada pelo consumidor é a chegada do produto em sua residência. E é exatamente por isso que você não deve falhar nesse processo. Se a sua loja virtual prometeu entregar a mercadoria em determinado período, cumpra fielmente esse prazo, para não causar insatisfação do cliente com a sua marca.

Além disso, cuide também da embalagem dos produtos, para que eles cheguem ao seu destino em segurança e sem qualquer avaria. Um requisito crucial para ter sucesso nas entregas do seu e-commerce é contar com bons parceiros logísticos, empresas confiáveis e bem avaliadas, que saberão transportar suas mercadorias com segurança e dentro dos prazos estipulados.

Solicite aos clientes que avaliem a sua loja e os produtos adquiridos

É cada vez mais comum, no e-commerce, os consumidores procurarem avaliações feitas por outros compradores, referentes a determinados produtos e marcas. Trata-se de algo que transmite confiança e incentiva a compra, afinal as pessoas estão falando bem (ou não) da loja virtual.

Portanto, nada mais estratégico do que você usar isso a seu favor, solicitando aos seus clientes que avaliem a sua loja e os produtos adquiridos. Além desse ponto positivo que destacamos, uma página com muitas avaliações é valorizada pelo Google, melhorando de forma considerável o seu SEO

Tenha uma plataforma robusta e que sustente grandes volumes de acesso

Para finalizar as nossas dicas, uma pergunta: a sua plataforma de e-commerce é confiável? Pare e pense um pouco sobre como foi a Black Friday do ano passado. Sua loja virtual suportou bem todos os acessos? As páginas ficaram lentas e dificultaram a jornada do cliente? Se você teve problemas com a infraestrutura tecnológica do seu e-commerce, é importante rever a sua plataforma.

Isso porque, se no ano passado não funcionou bem, em 2022 pode ser ainda pior. Afinal, como já destacamos, ainda teremos a Copa do Mundo no mesmo período, o que vai aquecer ainda mais as vendas online. Por isso, é fundamental que você trabalhe com uma plataforma robusta, tecnológica e bem preparada para suportar grandes volumes de acessos em sua loja virtual.

Afinal, você não vai querer perder vendas simplesmente porque os consumidores não conseguem acessar o seu site, não é verdade? Então, cuide para que isso não aconteça e trabalhe com uma plataforma que pode potencializar as suas vendas, independentemente do número de acessos.

E então, gostou das nossas dicas sobre como preparar a sua loja virtual para ir além dos descontos na Black Friday? Lembre-se que boa parte dos lojistas direciona seus esforços visando apenas oferecer bons preços aos consumidores. Se você observar e planejar bem todos os pontos abordados neste artigo, além dos descontos, pode se diferenciar e aumentar bastante o seu faturamento.

Quer continuar se informando sobre essa grande data do varejo nacional? Leia outro artigo bem interessante que produzimos em nosso blog, com tudo o que você precisa saber para ter sucesso na Black Friday 2022!

E se precisar de qualquer serviço em sua loja virtual, basta preencher o formulário abaixo e conversar com um dos especialistas em e-commerce da JN2! Certamente, teremos a solução ideal para sua loja!

 

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