Estratégias de marketing digital

Na busca pelo envolvimento, informação e atração de novos consumidores, estão as estratégias de marketing digital de uma empresa. Muitos donos de negócios, diante da variedade de opções existentes no mercado, se perdem para entender e aplicar a melhor técnica disponível para seu e-commerce.

E não é difícil compreendermos essa situação. De fato, o marketing digital oferece uma gama de possibilidades, mas isso não quer dizer que você deve usar todas elas em sua loja virtual. Muito pelo contrário, é preciso avaliar diversos fatores para, então, definir o que faz sentido para o seu público, a sua área de atuação e o momento em que o negócio se encontra.

Para te auxiliar nesse ponto, preparamos um artigo bem importante com algumas das principais estratégias de marketing digital utilizadas em lojas de comércio eletrônico. Por meio deste conteúdo, você entenderá melhor como essas técnicas podem atrair mais consumidores para o seu e-commerce, aumentando o tráfego do seu site e, como consequência, a possibilidade de vendas.

Acompanhe!

Importância das estratégias de marketing digital

O marketing sempre foi relevante para a atração de consumidores. Desde as técnicas de marketing tradicional como comerciais de TV e rádio, outdoors, panfletos, letreiros de lojas, adesivos etc. — até o digital, tudo tem a sua importância para as marcas. No entanto, com o acesso cada vez maior da população ao ambiente online, o marketing digital ganhou bastante força nos últimos anos.

E não é para menos, já que as estratégias voltadas para o público nesse ambiente são bastante eficientes e variadas. Seja por meio de ações orgânicas (em que não é preciso muito investimento), com a produção de conteúdo, ou pelas mídias pagas, muitas empresas conseguem chegar aos seus consumidores e obter grandes resultados.

Por isso, seja qual for a maneira escolhida de criar e executar campanhas de marketing digital, o mais importante é não deixar de fazê-las. Embora tenha o mesmo objetivo do marketing tradicional, que é a atração e retenção de clientes, as estratégias digitais conseguem chegar a um número bem maior de pessoas, justamente pelo alcance que possui a internet.

E entre as técnicas de marketing digital existentes, é preciso analisar quais as que realmente fazem sentido para o seu negócio. Não é porque determinada estratégia deu certo com uma empresa, que ela dará com a sua. Sendo assim, é fundamental conhecer as principais formas de criar essas campanhas e avaliar quais podem ser usadas em seu negócio.

Principais estratégias para aplicar em seu e-commerce

Para que você entenda como isso pode funcionar na prática, vamos elencar, a seguir, algumas das principais estratégias de marketing digital para seu e-commerce. Por meio dessas técnicas, que abrangem ações orgânicas e pagas, será possível avaliar o que tem mais chances de se encaixar em seu negócio, aumentando assim o número de pessoas que procuram por seus produtos e serviços.

Confira!

1 – E-mail marketing

Considerada uma das principais técnicas de marketing digital, o e-mail marketing é direcionado tanto para clientes atuais de uma empresa, quanto para potenciais consumidores. Embora muitas pessoas o consideram uma estratégia ultrapassada, o que é um grande engano, o e-mail marketing possibilita que as marcas cheguem às pessoas de maneira direta e objetiva.

Por exemplo, você pode usar esse procedimento para divulgar promoções da sua loja, campanhas em datas comemorativas, cupons de desconto, entre outras ações. Dessa forma, seu público, tanto os atuais quanto os potenciais, é impactado positivamente e incentivado a comprar do seu negócio.

Para que essa medida atinja seu principal objetivo, que é a atração de clientes e, como consequência, as vendas, é essencial manter uma base atualizada de leads e pessoas que já compraram em sua loja. Assim, é possível também segmentar as campanhas, direcionando-as para o perfil de consumidor que for mais conveniente naquele momento.

2 – Redes Sociais

As redes sociais nunca estiveram tão em evidência quanto na atualidade, não é mesmo? E os donos de negócio, é claro, estão percebendo isso e fazendo grandes investimentos nesses meios. Para termos uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, 85% dos lojistas usam as redes sociais para aquisição de novos clientes.

Por isso, você também precisa fazer bom uso desses canais, investindo na produção e divulgação de conteúdos, podendo ser de maneira orgânica ou paga:

  • Orgânico: tem a ver com a produção e postagem de conteúdos (fotos, vídeos, textos e hashtags), na página da empresa, para alcançar potenciais consumidores. Como estão sujeitos aos algoritmos das plataformas, essas técnicas não garantem alcance a um número grande de usuários;
  • Pago: com o objetivo de chegar a um número bem maior de pessoas, muitas empresas pagam para promover suas postagens, os chamados posts patrocinados. Assim, conseguem ter maior alcance e aumentam as chances de vendas.

3 – Marketing de busca

Outro tipo de marketing, que também oferece possibilidades orgânicas e pagas, é o marketing de busca. A lógica é a mesma que abordamos no tópico anterior, com a diferença que, neste caso, os esforços são para que as marcas apareçam bem posicionadas nos mecanismos de pesquisas, como o Google.

Uma loja virtual pode ficar bem ranqueada nesses mecanismos produzindo conteúdos de qualidade, com palavras-chave bem definidas e utilização de outras técnicas de SEO. Se bem aplicados esses procedimentos, é possível obter bons resultados em médio e longo prazos.

Já com as estratégias de tráfego pago, é possível pagar um valor e produzir anúncios com grande potencial de aparecer logo nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Para isso, é preciso segmentar o público-alvo e escolher bem as palavras-chave, entre outras técnicas. Dessa forma, sua loja atinge um número maior de consumidores, e a curto prazo.

4 – Remarketing

E por falar em tráfego pago, não podemos deixar de mencionar o remarketing. Por meio dessa prática, é possível se comunicar com todas as pessoas que, de alguma forma, interagiram com o seu site ou aplicativo. Ainda não entendeu por quê?

O remarketing é uma técnica que permite posicionar seus anúncios para usuários que já acessaram o seu e-commerce. E isso acontece enquanto eles navegam em outros sites e até mesmo no Google; possivelmente você já deve ter vivenciado essa experiência. Assim, sua marca é fortalecida diante desse público, fazendo com que ele se lembre da sua loja e volte para realizar uma compra.

5 – Influenciadores digitais

Como já destacamos ao longo deste artigo, as redes sociais estão muito em evidência, e com elas ganhou bastante força a figura dos influenciadores digitais. As estratégias de marketing digital que usam essas pessoas para promover uma marca, produto ou promoção têm obtido excelentes resultados nos últimos anos.

Por meio dessa prática, os influenciadores digitais, que são indivíduos influentes e geralmente com muitos seguidores, são pagos para gerar engajamento e aumentar as taxas de conversão de uma empresa. Para ter sucesso nessa ação, é fundamental escolher um influenciador que tenha relação com o seu segmento de atuação. 

Além disso, você precisa fazer um planejamento bem detalhado e entender de que forma esse influenciador poderá trazer bons resultados para sua loja. Portanto, nada de escolher qualquer pessoa ou a que possibilitar o menor valor de investimento. Antes disso, defina os objetivos da campanha, o que será promovido e as estratégias para se alcançar bons resultados.

6 – Marketing de conteúdo

O uso desse tipo de marketing envolve a produção de conteúdos para envolver o público, gerar engajamento e fidelizá-lo. Trata-se de uma excelente estratégia de inbound marketing, em que os potenciais consumidores são atraídos por uma marca, por meio de conteúdos de qualidade e que, de fato, resolvem um problema desses usuários.

Diferentemente do outbound marketing, em que as empresas “perseguem” seus consumidores para oferecer seus produtos, o inbound atrai e tem grandes chances de reter os clientes. Como exemplos dos conteúdos usados para essa prática, temos a produção de podcasts, infográficos, vídeos e imagens, além de textos para blog.

7 – SEO

Lembra quando falamos sobre os mecanismos de buscas? Um dos pontos-chave para que as empresas consigam se posicionar, de forma orgânica, nos primeiros lugares dos buscadores é por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou “Otimização do Sistema de Buscas”).

Quando um e-commerce investe na melhoria dessas práticas, ele melhora seus resultados nos mecanismos de buscas, aparecendo para mais usuários. Por isso, é crucial trabalhar com a produção de conteúdos observando as técnicas de SEO, para então ampliar o alcance da sua marca e, com isso, aumentar as chances de vendas.

Viu só como as estratégias de marketing digital não podem ficar de fora do planejamento do seu e-commerce? Cada vez mais, os consumidores buscam por produtos e serviços nos meios digitais; se você não encontrar uma forma de aparecer para eles nesses canais, perderá grandes oportunidades de sucesso em seu negócio. Pense nisso!

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