A preocupação dos lojistas em gerar a melhor experiência de compra para os clientes nunca esteve tão alta. E não é para menos, já que os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes e buscam sempre facilidades para a aquisição de produtos e serviços. Por isso, investir na UX para e-commerce tornou-se fundamental para conquistar clientes e aumentar as vendas.
Você sabe o que significa esse termo? A UX diz respeito à experiência do usuário durante (e após) a sua jornada de compra, mas falaremos melhor sobre isso no decorrer deste texto. É importante destacar que otimizar a experiência dos consumidores é fator crucial para ter mais conversões em seu negócio, uma vez que os usuários se sentirão mais à vontade para navegar e concluir uma compra.
No entanto, o que mais vemos por aí, sobretudo no segmento de e-commerce, são lojas virtuais que oferecem péssimas condições para os visitantes de seus sites. O resultado disso é a falta de confiança do público para fechar o negócio, motivada por uma experiência ruim e que não foi capaz de convencê-lo a finalizar o pedido.
Por isso, neste texto, vamos abordar melhor o conceito de UX para e-commerce, ressaltando a sua importância e o que fazer para sua loja usar essa técnica da melhor maneira possível. Siga a leitura e potencialize as chances de vendas do seu negócio!
O que é UX para e-commerce
Possivelmente você já entendeu o significado desse termo, mas vamos detalhá-lo um pouco mais. Podemos dizer que a própria sigla já define bem o conceito, já que UX vem do inglês User Experience, que significa “experiência do usuário”.
Portanto, as técnicas de UX e as empresas que as praticam precisam compreender a relação dos consumidores com determinada marca, produto ou serviço. A partir disso, é necessário saber o que prejudica e o que é benéfico nesse relacionamento, a fim de se encontrar soluções para uma experiência cada vez mais satisfatória para os usuários.
Em outras palavras, podemos concluir que a experiência do usuário faz toda a diferença para uma empresa. No caso das lojas virtuais, diferente do que muitos pensam, a UX está presente em todos os pontos de contato do público com o seu e-commerce. E isso vai desde sua relação com os canais da empresa e a navegação no site, até o recebimento do produto e até o pós-venda.
É preciso entender que todo comerciante, sobretudo o que vende online, oferece uma experiência para o usuário. No entanto, resta saber se aquilo que você disponibiliza para o seu potencial cliente é relevante ou não, o que pode ser percebido, por exemplo, na qualidade do seu site, na otimização e descrição dos produtos, entre outros pontos.
O que fazer para ter sucesso com essa estratégia
Se você conseguiu compreender o que falamos no tópico anterior, então sabe que uma loja, necessariamente, oferece uma experiência para o usuário. E como anda a sua? Você se preocupa com a qualidade do que tem oferecido para os usuários do seu site e potenciais consumidores?
Caso a resposta seja negativa, fique tranquilo; nunca é tarde para promover ações importantes em seu negócio. Vamos destacar, a seguir, alguns pontos que fazem toda a diferença no UX para e-commerce.
Assim, você entenderá o que pode ser feito em sua loja virtual para proporcionar uma jornada de compra incrível para os seus clientes. Então, confira a seguir cinco dicas para aplicar em seu e-commerce e aumentar de forma considerável as suas vendas!
1 – Capriche na descrição dos produtos
Vamos começar com um ponto-chave em qualquer loja virtual: a descrição dos produtos. Como o consumidor não pode tocar ou ver de perto a mercadoria, saber o maior número de informações possível sobre aquele item é fundamental para ele. Por isso, o lojista deve caprichar nessa etapa, detalhando ao máximo sobre os produtos.
Mas não faça esse trabalho de qualquer jeito, ok? Nada de copiar as descrições de fábrica das mercadorias, pois, além de ter uma linguagem mais técnica, vários outros e-commerces fazem isso. Se você também o fizer, terá publicado um conteúdo duplicado na internet, prejudicando bastante o seu ranqueamento no Google.
Portanto, use a criatividade e escreva com suas pŕoprias palavras. Use os espaçamentos corretos, a hierarquização de títulos e subtítulos e seja claro. Por mais que seu público esteja querendo saber mais, ele precisa se sentir atraído para continuar a leitura; por isso, seja objetivo e use uma linguagem mais apropriada para seus usuários.
2 – Tenha um site com boa velocidade
Já percebeu que os consumidores atuais mudaram os seus comportamentos nos últimos anos? Eles estão mais exigentes, buscando mais facilidades e com cada vez mais pressa! Então, o que você acha que acontecerá com um site que demora a carregar suas páginas e a imagem dos seus produtos?
Certamente será abandonado. Os usuários não terão paciência para esperar e, com certeza, vão abrir o site do seu concorrente e fazer a compra lá. E assim vai mais uma possível venda perdida. Para não passar por isso, é crucial investir na velocidade e na boa navegabilidade das suas páginas.
Além de gerar a satisfação do seu público, um site rápido é muito bem avaliado pelo Google, sendo um dos principais fatores que contribuem para o SEO de uma marca. Dessa maneira, sua página consegue ficar bem posicionada nos buscadores, possibilitando que os clientes a encontrem mais facilmente.
3 – Invista na qualidade das imagens e vídeos do seu e-commerce
As imagens e os vídeos que você disponibiliza em seu site são fundamentais para a experiência do usuário no e-commerce. É por meio deles que o seu público conhece melhor o produto, entende o seu funcionamento e, assim, toma ou não a decisão de compra. Então, por que não investir na qualidade dessas imagens?
Muitos donos de e-commerce registram as fotos de suas mercadorias de qualquer jeito, sem um ângulo bom ou uma iluminação apropriada. Isso é péssimo, pois não permite aos usuários conhecer melhor as características do produto. Portanto, trabalhe sempre com imagens de qualidade, com boa resolução e iluminação.
Procure registrar diversos ângulos das mercadorias e use recursos de ampliação das imagens (zoom) e visualização em 360 graus. É importante, também, mostrar fotos e vídeos em momentos de uso, para que os consumidores tenham uma noção mais próxima da realidade e de como podem aproveitar aquele produto.
4 – Faça indicações de produtos relacionados
Fazer a indicação de produtos relacionados em seu site, usando também as técnicas de upsell e cross-sell, é essencial para aumentar o ticket médio de um e-commerce. Além disso, o que pouca gente sabe é que essa estratégia também é muito importante para a experiência do usuário.
Isso porque, com essa atitude, você melhora a experiência de compra dos seus consumidores, recomendando produtos relevantes e que, de fato, possam interessar a eles. Essas indicações podem ser feitas em diferentes momentos da jornada do cliente, inclusive após a aquisição dos produtos.
Assim, essa é uma técnica que te proporciona ganhos em dois aspectos, tanto no aumento do seu ticket médio quanto na melhoria da experiência do usuário.
5 – Tenha uma página de checkout transparente e objetiva
A página de checkout das lojas virtuais é um ponto de atenção relevante para o negócio. Afinal, grande parte dos compradores abandonam os pedidos nessa etapa, o que torna essencial uma maior dedicação a essa área. Os motivos podem ser diversos, mas vários deles incluem a frustração dos clientes por terem de preencher longos formulários e outras questões burocráticas, além de problemas com login e senha.
Por isso, ter uma página de checkout transparente e objetiva, que permita uma rápida conclusão da compra, é fundamental para quebrar essas barreiras e gerar melhor experiência para o usuário. Lembra que falamos do novo comportamento do consumidor? Ninguém quer ficar preenchendo formulários intermináveis e desnecessários, e quanto mais ágil for o processo, melhor!
Dessa forma, solicite aos usuários só o que realmente importa para a efetivação da compra e o pagamento. Deixe para pegar outras informações posteriormente, por e-mail ou telefone. Quanto ao login e senha, procure trabalhar com ferramentas que otimizam esse procedimento, como o login social — recurso que usa os dados existentes nas redes sociais para cadastro dos usuários.
Dica bônus: trabalhe com uma plataforma de e-commerce que otimize todo esse trabalho
Para fechar o nosso artigo, uma dica bônus: tenha à disposição uma plataforma de e-commerce completa, tecnológica e que facilite todo esse trabalho em sua loja virtual. De nada adianta querer fazer essas mudanças em seu negócio, se você trabalha com uma plataforma engessada e com poucos recursos.
No mercado, existem empresas que desenvolvem importantes soluções para lojas virtuais, incluindo a criação de plataformas modernas, de fácil utilização e que possibilitam a integração de inúmeras funcionalidades para seu negócio. Você já conhece a JN2?
Nossa empresa oferece, além de diferentes soluções para e-commerce, o desenvolvimento de plataformas altamente tecnológicas para seu e-commerce. Assim, você otimiza seu trabalho, pode fazer facilmente qualquer adaptação e tem grandes chances de aumentar a satisfação do seu público e, como consequência, suas vendas.
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