A velocidade com que os negócios digitais acontecem exige adaptações importantes para as empresas, caso não queiram ficar para trás. No e-commerce, há cada vez mais necessidade de otimizar processos e gerar economias, tanto de tempo quanto de dinheiro. Nesse sentido, atender clientes B2B e B2C na mesma plataforma proporciona ganhos incalculáveis para empreendedores que trabalham com ambos os públicos.
Você sabia que a plataforma Adobe Commerce oferece essa possibilidade incrível para seu e-commerce? Por meio dessa funcionalidade, sua equipe consegue administrar todos os procedimentos relativos a diferentes públicos do seu negócio, e tudo isso em uma mesma plataforma.
Sem dúvida alguma, trata-se de algo que potencializa bastante a operação do e-commerce, resultando num trabalho unificado e capaz de aumentar o faturamento da empresa. Neste texto, você vai saber melhor sobre essa ferramenta e como é possível atender clientes B2B e B2C na mesma plataforma, de forma simples e prática.
Boa leitura!
Importância de ter clientes B2B e B2C na mesma plataforma
A funcionalidade da plataforma Adobe Commerce que permite a gestão de negócios B2B e B2C, em uma única central, é essencial para o sucesso de uma marca. Isso porque esse recurso simplifica o fluxo de trabalho em um e-commerce, além de fornecer excelentes experiências de compra para os clientes — como primeira impressão, processamento, retenção, entre outros.
Se você atualmente já vende para diferentes públicos, então sabe das dificuldades que envolvem todo esse processo. Afinal, é preciso fazer a gestão de sites e vários canais de vendas, marketplaces, diversos modelos de negócio e muito mais. Considerando tudo isso, seria portanto quase impossível pensar em uma solução unificada para tantas tarefas, não é mesmo?
Mas a Adobe Commerce está aí para mostrar que é possível unir todas essas operações em uma só plataforma. Com essa ferramenta, você não precisará ficar trocando de plataforma cada vez que for se dedicar a um público específico. Aliás, também não será necessário gastar tempo e dinheiro com treinamentos para que sua equipe aprenda a trabalhar com diferentes canais da empresa.
E tudo isso porque a gestão do seu negócio, seja ele B2B, B2C ou ambos, poderá ser feita em uma plataforma única, projetada para facilitar sua vida. É muito mais economia para seu e-commerce e grande otimização do trabalho, uma vez que sua equipe reduzirá drasticamente o tempo dedicado a procedimentos que envolvem a gestão de várias plataformas.
Principais benefícios dessa ferramenta para seu e-commerce
Mas o que, de fato, seu e-commerce ganha atendendo clientes B2B e B2C na mesma plataforma? Nos próximos tópicos, listamos algumas vantagens que te darão uma ideia do quanto sua empresa pode evoluir, com uma solução unificada e voltada para simplificar todo o seu trabalho e aumentar as vendas. Confira!
Gestão do negócio unificada
Para começar, é importante falar sobre o aumento da qualidade da sua gestão, com uma ferramenta como essa. Conforme já destacamos, só o fato de não ter de ficar trocando de sistema várias vezes ao dia — sempre que for se dedicar a públicos diferentes — já é um excelente diferencial. E se considerarmos que tudo isso pode ser feito de maneira bastante prática e integrada, os ganhos são ainda maiores.
Por exemplo, por meio da gestão de uma única plataforma para ambos os negócios (B2B e B2C), você pode usar as mesmas ferramentas, treinamento e infraestrutura de tecnologia para se relacionar com todos os públicos. Tudo é pensado para que seu trabalho seja o mais simples e fácil possível, sem as complicações e burocracias de diferentes plataformas existentes no mercado.
Uma única central para diferentes marcas, canais e sites
Você vende produtos de diferentes marcas? Possui mais de um canal ou site para divulgar suas mercadorias? Então, imagine gerenciar tudo isso por meio de um único painel?! Seja qual for o seu modelo de negócio, a plataforma Adobe Commerce entra como a solução perfeita para otimizar todos os processos relacionados ao seu e-commerce.
Com a plataforma unificada Adobe Commerce, você gerencia tudo com facilidade, em um só local e com visão centralizada. E o mais importante é que essa funcionalidade acompanha o crescimento do seu negócio, sendo ainda mais útil à medida que seu catálogo de produtos, listas de preços, canais de vendas, sites e quantidade de marcas aumentam.
Back-end unificado e front-end personalizável
O back-end é a área do seu e-commerce responsável pela parte estrutural do site; já o front-end, diz respeito ao visual da página e da interação dos usuários com a tela. Com a plataforma Adobe Commerce, você conta com essas áreas também unificadas e flexíveis, garantindo diferenciais importantes para sua empresa.
Viabilizada pela tecnologia Magento (que por si só já é um grande diferencial), essa plataforma de vendas multicanal permite adequar o e-commerce conforme as suas necessidades. Assim, é possível a integração com várias outras funcionalidades para atender a todos os seus públicos, de maneira ágil e unificada.
Além disso, pelo fato de ter um front-end personalizável, é possível oferecer experiências valiosas e direcionadas a qualquer público, variando conforme as suas estratégias. Sem dúvida alguma, os consumidores se identificam quando acessam um site personalizado e voltado para o que eles procuram, o que certamente influencia em sua conversão.
Experiências de compra B2C rápidas e flexíveis
Em seu negócio B2C, você pode inovar e oferecer experiências de compra diferenciadas para seus consumidores, por meio da plataforma Adobe Commerce. É possível, por exemplo, fornecer aos compradores a consulta a todo o inventário disponível para venda, bem como comprar e repetir pedidos de forma flexível e com assinaturas totalmente automáticas.
Esses procedimentos facilitam a jornada do cliente e o aproximam da compra, encurtando processos e gerando a sua plena satisfação com seu e-commerce. E você pode ficar tranquilo e em segurança, mantendo o controle e a visibilidade durante toda a jornada, tanto nas lojas online quanto físicas.
Experiências de compra B2B fáceis e personalizadas
Para o empreendedor que vende produtos também para empresas, a plataforma Adobe Commerce e suas funcionalidades também fazem toda a diferença para esses negócios. Com essa ferramenta, é possível configurar contas empresariais com diversos compradores em estruturas organizacionais segmentadas por nível, organizado e facilitando bastante as tarefas.
Além disso, você também pode ganhar em agilidade nos processos, automatizando procedimentos de aprovação de pedidos baseados em regras definidas por cada negócio. Isso também permite a repetição rápida de pedidos, o que impacta diretamente na satisfação dos clientes e na fidelização desse público com a sua empresa.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e entendido a importância de poder atender clientes B2B e B2C na mesma plataforma, com a Adobe Commerce. A JN2 é parceira oficial da Adobe no Brasil, possuindo conhecimento, experiência e habilidade para implantar as melhores soluções Adobe Commerce para o seu negócio!
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