Os benefícios que a tecnologia trouxe para a vida das pessoas é inestimável. Quando olhamos para o mercado de trabalho, essas vantagens também são evidentes, otimizando de forma considerável o trabalho das empresas. No comércio eletrônico, os lojistas podem se beneficiar bastante da tecnologia, e um dos exemplos é por meio das automações de marketing no e-commerce.

Você usa alguma automação em sua loja virtual? Já sabe todas as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar ao seu negócio? Se ainda não, este texto vai ser de grande utilidade para que seu e-commerce aperfeiçoe o relacionamento com os clientes e promova, de maneira frequente, condições para que novas vendas aconteçam.

Assim, sua marca estará sempre na mente dos consumidores, já que você manterá constantemente uma relação mais próxima com cada um deles. E o melhor é que não será necessário gastar muito tempo e dinheiro com essa estratégia, uma vez que todo o processo acontecerá de forma automática. Quer saber mais? Então, siga a leitura!

O que são as automações de marketing no e-commerce

Para quem ainda não conhece, ou sabe muito pouco sobre as automações de marketing no e-commerce, trata-se de uma estratégia automatizada de envios de e-mails, SMS ou push, realizada logo após uma ação do usuário. Por exemplo, quando um cliente preenche algum formulário para receber conteúdos e promoções de uma loja, normalmente ele recebe uma mensagem de boas-vindas, confirmando o cadastro.

No entanto, existem várias outras ações dos usuários que servem como gatilhos para o envio de mensagens. O bom dessa estratégia é que o consumidor recebe conteúdos mais segmentados, baseados em seus interesses, o que certamente o incentiva a consumir aquele conteúdo e, consequentemente, efetuar alguma compra.

E para que uma loja virtual possa planejar e executar as automações de marketing, é necessária a conexão de alguns canais, como sites tanto o da loja quanto uma landing page, se for o caso ,  e um bom CRM, entre outros. Dessa maneira, seu e-commerce conseguirá capturar informações valiosas sobre os consumidores e seus interesses, podendo elaborar ações personalizadas para esse público.

Mas como escolher as melhores automações para minha loja? Como cada uma pode funcionar? As respostas para essas perguntas, bem como outras dicas fundamentais para acertar em cheio nessa estratégia, estão nos próximos tópicos. Vamos dar alguns exemplos para que você entenda melhor como usar as automações ideais para sua loja virtual.

Principais automações para aplicar em sua loja virtual

Confira, a seguir, sete exemplos de automações de marketing no e-commerce para aplicar em sua loja online. É claro que existem várias outras que você pode aproveitar, dependendo do seu segmento de atuação. Contudo, reunimos nas próximas linhas os principais exemplos, comuns à grande parte das lojas virtuais. Acompanhe!

Preenchimento de formulários

A conversão por meio de formulários costuma ser a porta de entrada de um potencial cliente em seu e-commerce. Ao preencher esses campos, o consumidor está de certa forma demonstrando confiança em sua empresa, já que deixará seus dados (nome, telefone, e-mail, data de nascimento etc.) à disposição da sua loja. Exatamente por isso, você deve caprichar ainda mais nessa automação.

É possível colocar formulários nas páginas mais visitadas do seu site, em redes sociais, landing pages promocionais, entre outras. Assim, quando o cliente preencher os campos, ele poderá receber uma mensagem personalizada por e-mail, por exemplo, de boas-vindas ou agradecimento pela inscrição. 

Depois, é só observar o comportamento desse consumidor com as suas comunicações e segmentá-lo para receber mensagens personalizadas dos seus produtos e serviços.

Engajamento de leads e clientes em envios de e-mail marketing

Quando uma loja virtual faz o envio de algum e-mail marketing, divulgando uma promoção ou o lançamento de produtos, é possível verificar como foi o engajamento das pessoas que receberam a mensagem. Dessa maneira, você poderá definir como serão os próximos envios e quem deverá receber essa comunicação.

Por exemplo, é possível verificar quem abriu o seu e-mail e se o consumidor clicou em algum link presente na mensagem. Se clicou, qual link foi esse? Se for de um produto X, por exemplo, você pode criar uma automação para que esse cliente receba mais informações sobre aquela mercadoria, incentivando-o à compra.

Agora, se a pessoa que abriu seu e-mail clicou em determinado link sobre algum serviço oferecido por sua loja, você pode também personalizar uma automação. Um bom exemplo para isso é enviar uma nova mensagem com mais detalhes sobre aquele serviço, mostrando inclusive suas vantagens e com uma CTA (call to action) para entrar em contato com a loja e obter um orçamento.

Oferta de produtos relacionados ou complementares

Que tal enviar uma mensagem personalizada, para clientes que compraram um determinado produto, sugerindo novos itens relacionados? Saiba que é possível programar essa automação para os consumidores que se encaixam nesse perfil, motivando-os a novas compras.

Por exemplo, se um cliente comprou um tênis para a prática de esportes, nada melhor do que separar itens complementares (como meias, shorts e camisetas) e enviar um e-mail convidando-o para uma nova compra. Se for o caso, ofereça um desconto para que esse consumidor se sinta ainda mais motivado a adquirir os outros itens. 

Como os produtos guardam relação entre si, é bem provável que você consiga converter essa venda.

Abandono de carrinhos

Sabe aquela situação chata, em que o cliente coloca produtos de uma loja virtual no carrinho de compras e depois o abandona? Infelizmente, isso acontece bastante no comércio eletrônico, frustrando diversos lojistas que acabam perdendo importantes vendas. Mas saiba que, por meio de automações de marketing no e-commerce, é possível pelo menos reduzir um pouco a taxa de abandono de carrinho em seu negócio.

Isso porque sua loja virtual pode enviar, de forma automática, mensagens personalizadas para pessoas que abandonaram as compras em seu e-commerce, lembrando-as de finalizarem o pedido. Além disso, é possível também entender o motivo pelo qual a compra não foi efetuada, fazendo assim possíveis ajustes em seu negócio para diminuir o número de abandonos de carrinho.

Fidelização após a compra

Manter o interesse de clientes que já compraram em sua loja é um dos grandes segredos para ter sucesso no e-commerce. Não basta apenas efetuar uma venda e depois esquecer do consumidor; muito pelo contrário, essa etapa é apenas o início de um relacionamento que pode render bons frutos para a sua empresa.

Por meio de automações inteligentes e periódicas, você consegue manter uma excelente relação com seus clientes, demonstrando que eles não foram esquecidos. Isso pode ser feito com o envio de e-mails promocionais, oferta exclusiva de produtos, conteúdos informativos, entre outras estratégias. 

Assim, sua marca será sempre lembrada por esses consumidores, que muito provavelmente voltarão a comprar em seu e-commerce.

Data de aniversário

Quem não gosta de ser lembrado, principalmente na data do seu aniversário? Programar o envio de mensagens personalizadas no dia de aniversário dos clientes é uma excelente ação para aprimorar o relacionamento e ganhar pontos valiosos com o público. 

Além disso, você pode ir além, enviando um “presentinho” para seu consumidor, como um cupom de desconto exclusivo para incentivá-lo a comprar em sua loja novamente. Certamente ele vai gostar muito da lembrança e, claro, de ganhar um bom desconto para adquirir novos itens em seu e-commerce. 

Mas mesmo se não puder oferecer qualquer tipo de desconto, não deixe de enviar uma mensagem parabenizando esse consumidor, certo? Muita gente acha que isso não faz diferença, mas um e-mail com palavras carinhosas e de felicitações pode causar um impacto até maior do que oferecer descontos. Pense nisso!

Pesquisa de satisfação dos clientes

Um diferencial que pode ser bastante explorado por sua loja é a obtenção de avaliações dos clientes após as compras. Isso porque é muito comum as pessoas pesquisarem a reputação de um e-commerce na internet antes de adquirirem algum produto ou serviço. Caso existam avaliações e estas forem em sua maioria positivas, há grandes chances desses consumidores fecharem negócio.

O problema é que muitos lojistas esquecem de solicitar que os clientes avaliem a loja e os produtos comprados. O que esses comerciantes não sabem é que é possível automatizar o envio de e-mails logo após a chegada das mercadorias na casa dos consumidores, solicitando que estes avaliem a compra e a experiência em seu e-commerce.

Dessa maneira, você obtém informações importantes para serem exibidas e que vão ajudar outras pessoas, além de poder melhorar os pontos que necessitam de ajustes em sua loja virtual.

Viu só como as automações de marketing no e-commerce podem não só aumentar a sua taxa de conversão, como também melhorar o relacionamento com os clientes? Uma última informação que você precisa saber é que, trabalhando em uma plataforma de e-commerce moderna, robusta e completa, o processo de automatização fica ainda mais fácil de ser implantado e gerenciado. Para isso, conte com a JN2!

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