A Black Friday está chegando e com ela a expectativa de ótimas vendas para o comércio eletrônico. E se considerarmos ainda a Copa do Mundo, que neste ano será realizada em novembro e dezembro, as oportunidades são ainda maiores. Por isso, cuidar da segurança na Black Friday e oferecer uma jornada de compra sem riscos de fraudes é fundamental para fechar o ano com bons resultados.
Além disso, a adoção de medidas importantes e que conquistem a confiança dos seus consumidores é essencial para a fidelização desse público. Afinal, você não pode depender de boas vendas somente nas datas sazonais, certo? Portanto, ao cuidar da segurança na sua loja virtual, é possível transmitir credibilidade ao público durante todo o ano.
Se você já teve problemas com fraudes nas compras em seu e-commerce, ou não quer nem passar por essa experiência, nosso texto vai te ajudar. Neste artigo, vamos falar sobre como garantir a segurança na Black Friday para seus clientes e, claro, para o seu próprio negócio. Acompanhe!
As grandes oportunidades do fim do ano para o e-commerce
Como bem destacamos na introdução deste texto, estamos prestes a viver um momento inédito no comércio brasileiro. Isso porque, além da tradicional Black Friday que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, em 2022 também teremos a Copa do Mundo no mesmo período. E se observarmos um pouco mais adiante, o Natal já está logo ali, em dezembro.
São três eventos de grande porte em apenas dois meses, o que deve aquecer bastante as vendas do comércio em geral. No e-commerce, como os pagamentos são realizados pela Internet, sempre houve uma grande preocupação com a segurança e os riscos de fraudes. Infelizmente, por mais que novas tecnologias, cada vez mais completas e seguras, surjam a todo momento, os crimes digitais também se desenvolvem e seguem oferecendo perigo.
Em datas sazonais e de grande aquecimento do varejo online, como as que vamos vivenciar daqui a pouco tempo, as fraudes também aumentam consideravelmente. E muitos consumidores até mesmo evitam de fazer compras pela Internet, por não encontrarem sites que ofereçam um ambiente seguro e confiável para a aquisição de produtos e serviços.
Para que sua loja virtual não afaste os clientes e transmita a credibilidade necessária para a efetivação de uma compra, é preciso uma série de cuidados e ações. Isso vai desde a escolha da sua plataforma de e-commerce, que tem de ser uma ferramenta essencial no combate às fraudes, até a produção de conteúdos informativos para os compradores da sua loja virtual.
O que fazer para garantir a segurança na Black Friday e durante todo o ano
Para que você compreenda o que deve ser feito para garantir a segurança na Black Friday, nas compras para a Copa do Mundo, para o Natal e durante todo o ano, destacaremos a seguir algumas dicas valiosas! Trata-se de um conjunto de medidas importantes que, se bem observadas e praticadas, tendem a diminuir os riscos de fraudes em sua loja virtual.
Além disso, essas ações têm um grande potencial para também fidelizar os compradores do seu e-commerce. Isso porque esses consumidores terão sentido confiança nas compras que realizaram e, certamente, retornarão para adquirir novas mercadorias. Confira nossas dicas!
Saiba escolher parceiros confiáveis e com experiência no mercado
Quando se fala em e-commerce e nos meios de pagamento que serão oferecidos na loja, é preciso encontrar empresas confiáveis e de renome no mercado. Nessa hora, não adianta ficar “pechinchando” por preços muito baixos, pois o barato pode sair bem mais caro depois.
É evidente que você deve buscar sempre as melhores condições para o seu negócio; contudo, é importante fazer isso com uma relação de boas empresas do segmento, previamente definidas. Isso porque essas instituições normalmente já possuem grande expertise na área e recursos avançados contra fraudes e outros crimes digitais.
Assim, trabalhando com uma empresa que oferece funcionalidades modernas para pagamentos em seu e-commerce, você garante não só a segurança dos seus dados, mas também a dos seus clientes.
Fique atento às novidades e tendências referentes aos meios de pagamento
Uma outra boa forma de se manter ativo contra os riscos de fraudes e garantir a segurança na Black Friday é por meio da informação e do conhecimento. Ler bastante e ficar atento quanto às novidades relacionadas aos meios de pagamento, além das tendências do setor, certamente te ajudará a tomar decisões mais assertivas em seu negócio.
Por isso, seja curioso e tenha sede de informação, principalmente as relacionadas ao e-commerce. Pesquise sobre as empresas que trabalham com meios de pagamento e quais delas têm se preocupado mais com questões referentes a fraudes nas transações. Saiba também o que elas têm feito para oferecer mais segurança para os clientes e de que maneira tudo é feito.
Entenda seus consumidores e suas preferências de pagamento
Conhecer o seu público é fundamental para planejar as diversas ações de uma loja virtual; com relação aos meios de pagamento, não é diferente. Saber as preferências dos consumidores e quais as formas de pagamento que mais agradam a eles vai te ajudar a definir as ferramentas certas para disponibilizar em sua loja virtual.
Por exemplo, se você perceber que pouquíssimos clientes optam pelo pagamento por boleto, talvez seja mais interessante deixar de oferecer essa modalidade. O Pix vem ganhando cada vez mais espaço e ganhando a preferência dos consumidores, além de ser mais seguro. Então, por que não privilegiar essa modalidade?
Ao oferecer formas de pagamento que são pouco utilizadas, você aumentará os riscos de fraudes, uma vez que ampliará as possibilidades. É claro que você precisa dar opções para seu público efetivar uma compra, mas procure focar naquelas que, realmente, são de interesse dos seus consumidores.
Produza conteúdos relacionados à segurança no e-commerce e divulgue-os bastante
A produção de conteúdo sempre foi (e continua sendo) uma estratégia importante para qualquer e-commerce, para várias finalidades. Para aumentar a segurança na Black Friday, ela também é uma importante ferramenta, principalmente para deixar seus clientes bem informados sobre práticas seguras de fazer compras online.
Por isso, trabalhe com seu time um planejamento de produção de conteúdos voltado para a segurança no comércio eletrônico. Além de manter o público informado, seu negócio também ganhará confiança e credibilidade, uma vez que os consumidores vão perceber a sua intenção em garantir transações seguras em uma compra digital.
Disponibilize um canal de atendimento exclusivo para dúvidas sobre segurança nas compras
Principalmente em datas sazonais, é muito importante mobilizar parte da sua equipe de atendimento (ou até mesmo contratar profissionais temporários) para tirar dúvidas relacionadas à segurança nas compras. Isso porque não é raro os consumidores buscarem por mais esclarecimentos na hora de efetuar o pagamento.
Como as fraudes no ambiente digital acontecem com certa frequência, muitos usuários ficam receosos de preencher os dados pessoais e do cartão de crédito, por exemplo. Com uma equipe online e pronta para ajudar esses clientes, há mais segurança na jornada e confiança para concluir o pagamento e finalizar o pedido. E se não tivesse nenhum atendente para atender esse consumidor, será que ele também compraria? Pense nisso.
Trabalhe com uma plataforma de e-commerce robusta e confiável
Para finalizar, mas não menos importante, está o fato de trabalhar com uma plataforma de e-commerce que contribua com todas as medidas possíveis de segurança no e-commerce. No mercado, existem opções pouco confiáveis e que não entregam tudo o que uma plataforma segura e robusta pode oferecer. Nessa hora, é fundamental procurar por empresas que de fato tenham experiência e que garantam o melhor para seu negócio.
Portanto, se a sua plataforma de e-commerce é limitada e não dispõe de recursos para reduzir os riscos de fraudes nos pagamentos, é melhor buscar por outra solução que te dê mais tranquilidade e que garanta o sucesso das suas vendas. Quando o assunto é segurança, priorize sempre as empresas que podem, de fato, oferecer um produto de qualidade e que vai resolver os seus problemas.
Viu só como é possível garantir mais segurança na Black Friday para os seus consumidores e faturar muito neste fim de ano? A JN2 é uma empresa com mais de 16 anos de atuação no mercado e que já atendeu mais de 1.000 clientes, de diferentes tamanhos e segmentos.
Nossa empresa trabalha com inúmeras soluções para e-commerce, inclusive o desenvolvimento de plataformas com integração aos maiores meios de pagamento do mercado. Sem dúvida alguma, é muito mais segurança para os seus processos e tranquilidade para seus clientes.
Quer saber mais sobre como você pode contar com tudo isso? Basta preencher o formulário abaixo e aguardar o contato dos nossos consultores! Até breve!