Você já parou para pensar no poder que tem o Facebook? Estamos falando da maior plataforma de mídia social do mundo, com mais de 2,9 bilhões de usuários mensais. E muitas dessas pessoas, inclusive, utilizam a plataforma para diversas atividades, como interagir com as marcas e pesquisar produtos, fazendo com que o marketing no Facebook seja uma excelente estratégia para as empresas.

Se você ainda não usa o Facebook a favor da sua empresa, saiba que está perdendo grandes chances de alavancar a sua marca e gerar vendas. Mas fique tranquilo, pois neste artigo vamos falar bastante sobre o assunto, dando a direção que você tanto precisa para começar a explorar essa plataforma.

Neste texto, você vai entender como fazer marketing no Facebook, tanto com estratégias gratuitas como pagas. Além disso, vai saber como criar o reconhecimento da sua marca, gerando mais tráfego para o seu site e o que é melhor: aumentando suas vendas! Confira!

O que preciso fazer para começar o marketing no Facebook

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda que o Facebook oferece várias ferramentas para ajudar empresas a construírem sua presença digital. Para que sua campanha tenha sucesso e atinja os objetivos propostos, observe e aplique os seguintes pontos.

Faça uma página de negócios no Facebook

As pessoas não têm um perfil no Facebook? Então, em se tratando de empresas, precisamos fazer uma página de negócios. Para tanto, é necessário adicionar o nome da sua empresa, colocar uma foto no perfil e na capa e fazer uma breve descrição do seu negócio. 

Somente após esses passos, é que você poderá trabalhar na construção do seu público nessa rede social.

Crie uma loja no próprio Facebook

Que tal vender seus produtos diretamente no Facebook, sem que os usuários precisem sair da plataforma para finalizar a compra? Saiba que isso é possível quando você sincroniza o site da sua loja virtual com uma loja do Facebook. 

Dessa forma, seus clientes enxergarão pontos positivos na sua empresa, já que você dá a eles mais praticidade para adquirirem suas mercadorias.

Não se esqueça de instalar o pixel do Facebook

Essa estratégia é muito importante para que os empresários consigam medir e fazer as alterações necessárias em suas campanhas. Dessa maneira, você otimiza os conteúdos que são divulgados e pode aumentar de forma considerável o público que será impactado por suas postagens.

Faça uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook

Essa medida é ideal para futuros anúncios que você pode fazer na plataforma. Contudo, mesmo que ainda não esteja pensando em anunciar, saiba que o Facebook Business Manager possibilita acesso a diversos recursos para que você divulgue sua empresa com mais eficiência. 

Inclusive, é possível impulsionar as postagens que tenham obtido uma boa performance, ampliando ainda mais o seu alcance.

Estratégias gratuitas de marketing no Facebook

Diversas empresas utilizam o Facebook por ser uma plataforma que possibilita fazer um marketing gratuito. Com isso, por meio de um planejamento sólido e dedicação de algumas horas por semana, os empresários podem obter bons resultados, se pensarmos a médio e longo prazos.

Veja a seguir algumas dicas pontuais para se obter excelentes números no marketing gratuito do Facebook!

Conheça o seu público-alvo

Antes de traçar as suas metas para o marketing no Facebook, é fundamental que você saiba quem é o seu público e o entenda. Afinal, são essas pessoas que consumirão os seus conteúdos, e nada mais justo e inteligente que suas postagens sejam de interesse desses usuários.

Nessa etapa, é importante ter cuidado e saber analisar bem os números. Não é porque a sua página tem 20 mil seguidores, que está tudo ótimo e perfeito. Isso porque é necessário que esses usuários interajam com os seus conteúdos; por isso, você precisa criar postagens que tenham a ver com o que essas pessoas procuram.

Para tanto, é crucial que suas estratégias de marketing levem em conta as características dos usuários mais propensos a comprar na sua empresa. Alguns pontos que precisam ser considerados:

  • Quais são seus interesses?
  • Qual as suas intenções de compra?
  • Quais são seus objetivos e motivações?
  • Quais os seus pontos de dor ou desafios?
  • E os seus dados demográficos (idade, sexo, localização)?

Para se obter essas informações, você pode fazer pesquisas de feedback com os clientes; análise de concorrentes e dados fornecidos pelo Google Analytics.

Faça parcerias com influenciadores e compartilhe posts criados por usuários

Você já parou para pensar no poder que os influenciadores digitais têm atualmente? E sabendo disso, muitas marcas estão fazendo grandes parcerias com essas pessoas e obtendo excelentes resultados. Fazer marketing no Facebook inclui isso, ainda mais se considerarmos que cada geração é influenciada por usuários mais populares de mídia social em especial os millennials e a geração Z.

Para fazer parcerias com influenciadores, você pode elaborar estratégias interessantes, como enviar gratuitamente alguns de seus produtos, para que eles compartilhem com seus seguidores. Além disso, é possível também combinar com o influenciador para que ele assuma a sua página do Facebook temporariamente, por um dia, para “brincar” com a audiência e chamar sua atenção.

Outro ponto interessante, e que vem dando resultado, é compartilhar conteúdos dos seus seguidores e que citem a sua marca. É provável que muitos usuários, que já consomem o seu produto, façam posts mostrando suas mercadorias e fazendo elogios. Portanto, nada melhor do que compartilhar em sua página o quanto seus consumidores estão satisfeitos com você, certo?

Interaja com grupos do Facebook

Você tem o costume de participar de grupos no Facebook. Trata-se de uma excelente estratégia, já que mais de 1,8 bilhão de usuários dessa rede social estão ativos em grupos ao menos uma vez por mês. E isso inclui desde fóruns mais simples, que falam a respeito de algum bairro ou cidade específicos; até grandes grupos voltados para, por exemplo, conversar sobre futebol e times.

O que você precisa fazer é identificar em quais grupos do Facebook o seu público está. É possível realizar essa tarefa fazendo uma busca e filtrando pelo seu setor, para então encontrar grupos que estão falando sobre o seu segmento.

Feito isso, você pode começar a se envolver com as conversas e até mesmo postar conteúdos para ganhar autoridade entre os usuários. No entanto, é fundamental entender as regras dos grupos e verificar o que pode ser postado. Afinal, você não quer ser banido desses grupos e, assim, ver a sua estratégia ir por água abaixo, certo?

Procure diversificar os formatos das suas postagens

Além de manter uma boa regularidade de postagens, é muito importante que os empresários diversifiquem os formatos dos conteúdos postados. Ao fazer isso, você se destaca entre os concorrentes e chama a atenção do seu público, já que não ficará na mesmice de sempre postar apenas um tipo de conteúdo.

Veja algumas sugestões de formatos:

  • Imagens: o uso de imagens tem diversas vantagens, como dar uma “quebrada” em um post com muito texto. Use fotos dos seus produtos, de bastidores e de como os clientes utilizam suas mercadorias;
  • Texto: postagens só com textos costumam afastar os usuários, mas isso depende do seu tipo de público. Algumas empresas conseguem sucesso com esses conteúdos, sobretudo ao contar histórias interessantes para as pessoas;
  • Vídeos: os vídeos têm grande potencial de chamar a atenção dos usuários, além de poder ser usado no feed, stories ou até mesmo em transmissões ao vivo.

O que os empresários e gestores de marketing precisam ter em mente é que alguns formatos terão mais engajamento que outros, mas é fundamental diversificar. Não se esqueça disso, e também lembre-se de manter a regularidade das postagens, com uma quantidade já planejada de posts por semana.

Incentive seu público a fazer avaliações

Certamente, como consumidores que também somos, sabemos a importância de pesquisar a satisfação de outros compradores com relação a determinado produto, certo? Nós fazemos isso quando vamos comprar algo, e a imensa maioria dos consumidores também o faz, em busca de mais confiança para fechar uma compra.

Então, sabendo disso, é preciso investir esforços para incentivar os clientes a fazerem avaliações sobre a sua marca. Consumidores satisfeitos, que elogiam publicamente a sua empresa em uma avaliação, são capazes de promover a convicção necessária para que outros clientes adquiram produtos do seu negócio.

Você pode fazer isso enviando e-mails (com um link para fazerem a avaliação) para consumidores que acabaram de fechar uma compra. Se for possível, ofereça um cupom de desconto para que eles façam isso, porque, além de incentivá-los a fazer a avaliação, eles também poderão voltar a comprar da sua loja.

Estratégias de marketing pago para sua empresa

Depois de vermos algumas dicas sobre formas gratuitas de fazer marketing no Facebook, agora vamos falar um pouco sobre o marketing pago. Inclusive, essa é uma grande estratégia para se alcançar um número maior de pessoas, em um tempo bem menor do que as postagens orgânicas.

No entanto, muitas pessoas criticaram o Facebook por “diminuir” o alcance dos posts orgânicos. O que se percebe, na verdade, é que para atingir todo o seu potencial de alcance, as marcas precisam investir em postagens pagas. Confira mais algumas sugestões de como fazer bom uso dessa estratégia!

Redirecione os usuários que visitam o seu site

A grande maioria das pessoas que visitam um site, cerca de 97%, deixam a página sem comprar nada. E isso pode acontecer por inúmeros fatores, mas é valioso saber que elas foram até o portal da sua empresa e conheceram os seus produtos ou serviços. Talvez, naquele momento, esses consumidores ainda não estavam decididos a comprar, e lembrá-los depois que a sua marca existe pode ser um diferencial para sua empresa.

Por meio de um anúncio no Facebook, você pode criar públicos personalizados para pessoas que visitaram seu site; interagiram com seu app; engajaram com algum conteúdo postado no Facebook; ou que já compraram seu produto. 

Assim, com o pixel do Facebook configurado nessas plataformas, será possível coletar informações sobre esses usuários, fazendo com que seus anúncios apareçam para eles futuramente e os incentivem à compra.

Faça testes A/B

Como em diversas coisas que fazemos em nossas vidas, não será sempre da primeira vez que vamos acertar. Com os anúncios do Facebook não é diferente, e para que saibamos o tipo de conteúdo e anúncio que mais darão certo, são necessários testes e análises muito bem feitas. Por isso, é preciso experimentar!

Para tanto, use a ferramenta de teste A/B integrada do Facebook. Você pode testar:

  • Formatos de anúncios;
  • Call to Action (CTA);
  • Objetivos da campanha;
  • Colocação;
  • Entre outros.

 

Dessa maneira, você conseguirá entender os tipos de postagens que mais darão retorno sobre o seu investimento. Tenha calma, concentre-se no seu público e no que pode, de fato, chamar a sua atenção. Às vezes, em vez de anunciar seus produtos diretamente, tente abordar os benefícios que os usuários terão com suas mercadorias e os faça entender o quanto podem ganhar com o que você vende.

Colete informações sobre seus usuários e aumente sua base de leads

Um importante recurso do Facebook são os formulários. Os usuários, ao verem os seus anúncios, podem clicar na imagem e deixar seus contatos (nome, e-mail, telefone etc.) registrados em um formulário. Assim, você obtém as informações desses consumidores e pode usá-las em campanhas futuras de e-mail marketing, por exemplo.

Isso é importante também no caso de o Facebook, por algum motivo, limitar o alcance das suas postagens, alterar seu algoritmo ou até mesmo encerrar a sua página. Isso afetaria profundamente a sua capacidade de se conectar com o público que você tanto trabalhou para conquistar.

Com os formulários, você terá mais tranquilidade para trabalhar esses contatos, sem correr o risco de perdê-los. Além disso, como falamos, aumentará sua base de leads e poderá trabalhar campanhas de e-mail marketing com esses consumidores, como oferecer promoções, descontos etc.. 

Crie anúncios com o apoio de influenciadores

Neste artigo, já mencionamos sobre a força que os influencers têm e o poder de convencimento que podem gerar. Portanto, ao se criar um anúncio, nada melhor do que explorar esse ponto e aumentar o engajamento da sua marca com o público-alvo.

E não é necessário encontrar grandes e famosos influenciadores até porque, estes, têm um custo muito alto. Por meio de microinfluenciadores do seu setor, que possuam entre 10 e 100 mil seguidores em suas páginas, já é possível obter grandes resultados com anúncios, sem gastar muito. 

Dessa forma, essas pessoas podem fazer publicidade para a sua empresa em suas páginas, atingindo em cheio o público do seu segmento e que tem interesse no que você vende.

 

E então, gostou do nosso artigo sobre como fazer um marketing no Facebook eficiente para sua empresa? Você só precisa entender a importância das duas estratégias (gratuita e paga) e saber usar cada uma delas, explorando todas as suas possibilidades. O Facebook ainda é uma ferramenta crucial para o marketing, e os empresários precisam aproveitar tudo que ela oferece.

E por falar em estratégias de marketing, você posta com qual frequência em suas redes sociais? Costuma usar o Instagram? Então, leia o artigo bem legal que produzimos sobre: “Qual a frequência ideal de posts no Instagram para sua empresa?”. Até a próxima!

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